SEMANA 6 - RENASCER; o começo de uma nova vida...
? SE HOJE VOCÊ BATESSE NA PORTA DO CÉU, QUE ARGUMENTO USARIA PARA PODER ENTRAR?
... Em verdade, te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo. 3:3)
João 3:1-11 Nicodemos era um dos líderes religiosos. Tinha uma boa conduta, conhecia a Bíblia, liderava, ensinava as coisas espirituais ao povo; enfim, um homem muito zeloso pela religião.
Na conversa, Jesus começa um diálogo dizendo que, quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus e nem entrar no reino de Deus. (Jo. 3:5).
Talvez Nicodemos ficou em crise, e talvez se achava pronto a entrar no reino de Deus.
(João 3:4) Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
Jesus explica sobre o nascimento carnal e o espiritual.
...O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3:6).
NASCER DO ESPÍRITO - Nascemos , primeiro, de nossa mãe. Precisamos nascer, também, do espírito. Mas, já temos espírito? Sim, porém está morto, por causa do pecado e precisa reviver..
Nascer de novo é o mesmo que ressuscitar. O nosso espírito precisa receber a vida do Espírito de Deus. - Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita (Romanos 8:11).
A morte (espiritual) é conseqüência do pecado ? Porque o salário do pecado é a morte...
(Rm. 6:23)
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar...
(Gl 3:13).
Fomos, sepultados com ele pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. (Rom. 6:4,5).
É morrer para nossos desejos e ressuscitar para começar uma vida nova.
O ser humano é ORGULHOSO. Isso é auto-suficiência e independência de Deus.
Não morte física, mas a morte do eu, daquilo que não agrada a Deus; e reviver no espírito, que é viver princípios, mandamentos, ensinos de Deus e obedece-lo. Morrer para a carne é renunciar o orgulho, nossos pensamentos, opiniões, vontades, coisas, pessoas, enfim, a si mesmo, para escolher o dEle.
É dar espaço para Deus agir em nós. O Espírito Santo só ocupa espaço desocupado. Se estivermos cheios de nós mesmos, Ele não tem espaço a ocupar.
(João 12:24) ?Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
- Peça para Fechar os olhos.
Tomar a cruz é, renunciando a si mesmo e se identificar com Cristo. É escolher a vontade de Deus e não a nossa. Para muitas pessoas essa renúncia é algo muito difícil, mas lembremos que depois da morte vem a ressurreição.
Diga: Reconheço que a paz, a alegria, a realização e o teu propósito para minha vida se manifestam a partir da minha decisão de entregar meus desejos a Ti, Senhor. Estou disposto fazer isso, para que a Sua vontade se cumpra em mim, em nome de Jesus. Amém.
Receba a vida abundante, cheia do Espírito de vida, em nome de Jesus, Amém!
Faça uma oração agradecendo as coisas novas que Deus ensinou neste dia. Incentive a vive-las.